A Lei da Polaridade também é válida em relação à sociedade e às culturas humanas: na verdade, tudo tem um oposto. As contraculturas explodiram como forma de condenar os "caminhos do mundo". Um movimento de contracultura é capaz de expressar o ethos e as aspirações de uma população durante um tempo específico e, à medida que novos estilos de vida são explorados, a arquitetura evolui para satisfazer os ideais utópicos das novas sociedades. Desta forma, ela acaba por ser um produto da cultura para a qual é projetada.
As contraculturas implicam que as normas sociais podem ser aprovadas e revisadas de alguma forma, estando em constante fluxo e buscando atender às crescentes necessidades da comunidade. Envolvidos na formação de culturas, os arquitetos refletem e criam simultaneamente tendências sociais que se manifestam como edifícios, cidades e sistemas que sustentam novos modos de vida. O trabalho do grupo de arquitetura vanguardista Archigram levou a uma nova abordagem de projeto para sociedades utópicas. Eles estavam muito à frente de seu tempo e ultrapassaram os limites da influência da arquitetura na cultura. Seus projetos, como The Walking City e Plug-in-City, analisam as possibilidades ilimitadas que as comunidades podem explorar por meio do desenho.
Enquanto os projetos de contracultura di Archigram permaneceram em revistas e desenhos, a maioria dos movimentos ao redor do mundo influenciou direta ou indiretamente o ambiente construído ao seu redor. Os edifícios e áreas públicas forneceram um espaço para as contraculturas se expandirem física e intelectualmente. Normalmente, após a agitação política, as comunidades encontram um sentimento de pertencimento sendo organizadas tanto dentro da cidade, como no caso de Berlim, quanto em comunas rurais, como foi visto nos Estados Unidos. Seja qual for o cenário, o espaço construído e não construído serviu para moldar culturas:
Berlim: contracultura artística e musical
A queda do Muro de Berlim, um evento crucial na história mundial, trouxe consigo uma série de mudanças políticas, tensões sociais e uma fome de coletividade e liberdade. Em meados da década de 1990, o desenvolvimento planejado de Berlim desacelerou, deixando para trás terrenos e edifícios abandonados para o crescimento de uma contracultura. Os espaços subutilizados começaram a abrigar temporariamente uma variedade de programas comunitários, como bares ao ar livre, oficinas, galerias, mercados de pulgas, jardins, clubes de música e instalações esportivas. Aluguéis baixos atraíram populações mais jovens para apoiar o crescimento da cidade e sua contracultura.
Berlim ganhou o título de "capital do uso temporário" devido ao grande número de espaços de uso ocasional que surgiram após a queda do muro. Os terrenos baldios e edifícios foram o resultado de danos da Segunda Guerra Mundial e da política habitacional vigente que priorizou novos edifícios pré-fabricados em grande escala. Empresários, artistas, posseiros, estudantes e músicos aproveitaram essa situação e passaram a utilizar o espaço vago para seus próprios projetos. A famosa cena techno club de Berlim começou em locais temporários que permitiam alternativas utópicas a uma vida convencional. Os usos temporários permitiram que os edifícios fossem reaproveitados com taxas de aluguel mais baratas, permitindo que qualquer pessoa abrisse uma boate nos anos 90.
A estética pós-industrial dos prédios abandonados representa a contracultura rebelde nascida em Berlim. A linguagem arquitetônica da década de 1990 na cidade é caracterizada por uma atmosfera austera e esparsa criada por estruturas de aço e concreto, grafites, equipamentos expostos, acabamentos não polidos e móveis improvisados. Os locais temporários da cidade serviram como refúgios para seu povo, solidificando o visual minimalista e ascético que continua simbolizando a arquitetura e o design de interiores de Berlim.
Estados Unidos: O Movimento Hippie
A década de 1960 foi uma época interessante para se viver nos Estados Unidos, com a proliferação do movimento juvenil "hippie". Marcada por uma ética de harmonia com a natureza, vida comunitária e experimentação artística, a contracultura anti-establishment ganhou força com o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos e a escalada da Guerra do Vietnã. A era se desenrolou em formas culturais dinâmicas de expressão, da música e arte à arquitetura e estilos de vida alternativos.
Durante esse tempo, construtores e planejadores moldaram as mudanças ideológicas geradas pelo movimento de contracultura da década de 1960. A época foi caracterizada pela ascensão do "movimento de volta à terra", afastando-se do ativismo e adotando modos de vida mais ecológicos. Sustentabilidade e mínimo impacto ambiental foram conceitos que alimentaram o movimento e se refletiram na arquitetura utópica e nos assentamentos que foram surgindo.
Drop City, um projeto de vida comunitária no centro-oeste, destacou os ideais ecológicos, humanitários e especulativos do movimento hippie. A comuna rural foi uma mutação em escala das concepções arquitetônicas de Buckminster Fuller. A arquitetura temporária na forma de cúpulas de zonohedron, compostas por materiais reutilizados, abrigou a comunidade de artistas. Em uma fusão de arte de vanguarda e ambientalismo, essas cúpulas geodésicas foram as primeiras a serem usadas na vida doméstica, já que, até então abrigavam apenas exibições e usos industriais. Drop City foi inicialmente concebida como um protótipo que poderia ser replicado em outras comunas. O projeto teve vida curta, mas influenciou vários experimentos de arquitetura, como os desenhos Zome de Steve Baer.
Os projetos radicais da contracultura americana acabaram sendo símbolos construídos que lutaram contra os modos tecnocráticos do passado. A arquitetura incorporou essas filosofias assumindo formas infláveis, cúpulas geodésicas e construções vernáculas enraizadas em um contexto ambiental. A eficiência do material foi garantida através do uso de vidro, madeira e aço em quantidades limitadas como parte de cúpulas estruturalmente estáveis.
Os casos dos Estados Unidos e de Berlim destacam um tema comum: a temporalidade. As contraculturas prosperam na experimentação e na liberdade. Espaços e estruturas temporárias permitem mudar filosofias e movimentos crescentes. Como em qualquer outra cultura, os contra-movimentos se manifestam como formas construídas que, por sua vez, apoiam a causa principal. A arquitetura permite à sociedade questionar estilos de vida contemporâneos e moldar fisicamente futuros mais inclusivos, sustentáveis e equitativos.